quinta-feira, 27 de julho de 2023

Show 'Outras Bossas' revisita a obra de Noel Rosa com arranjos inéditos nesta sexta (28/07) em Indaiatuba

Um dos mais importantes artistas da história da música brasileira, o cantor, compositor e instrumentista Noel Rosa tem sua obra revisitada no show “Outras Bossas – Um show em homenagem a Noel Rosa” com a cantora Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro. O espetáculo, contemplado pelo edital Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, apresenta formação inédita das músicas do carioca com a criação de arranjos com vibrafone, contrabaixo acústico e guitarra elétrica somados a voz. Será apresentado gratuitamente nesta sexta-feira (28/07), às 20h, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada na bilheteria, uma hora antes do início do show.

“Outras Bossas” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e ProAc. Depois de Indaiatuba, as próximas apresentações serão em Tatuí (07/08), São Paulo (09/08) e Santos (19/08).

Formação inédita

No palco, os jovens artistas dão vida a um Noel além do samba e seus clássicos, trazendo emboladas, foxtrote, choro e canções do baú daquele que é considerado o maior inovador da canção popular brasileira da Época do Ouro. Sua forma de cantar histórias inspirou artistas da era do rádio e repercute até hoje.

Considerado um cronista do Brasil, Noel deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o samba, o povo, personagens como Mulato Bamba, João Ninguém, Maria Fumaça, Tipo Zero, fazem parte do imaginário popular.

Com duração de 60 minutos e indicação etária: livre, em “Outras Bossas” as canções, crônicas e personagens de Noel ganham vida com cores vibrantes desde o cenário ao figurino, que trazem um Noel que dialoga com a tradição e a modernidade.

“Estamos muito felizes em retomar este projeto em homenagem ao Noel Rosa e poder trazer as canções do álbum ‘Outras Bossas’ junto com outras músicas do Noel, super conhecidas e bem como outras que fazem parte de um repertório menos explorado do compositor. Eu ouvi as mais de 200 composições do Noel para selecionar quais poderiam entrar no show, que pudessem representar a obra e ir ao encontro do que acredito de valores, estética musical e diálogo com temas contemporâneos”, detalha a cantora Jacque Falcheti.

Para ela, “Outras Bossas” representa uma conversa com a música brasileira tradicional, mas com um pensamento atual sobre a obra. “É um Noel que saiu do preto e branco para muitas cores, com instrumentos não tradicionais do samba no palco, arranjos com exploração de timbres, texturas e ritmos, além da parte visual, do figurino, e cenário com influências da Pop Art, que buscam trazer, através das poesias, um Noel apaixonado, crítico, existencialista, um cronista do Brasil”, define Jacque.

Os artistas

Jacque Falcheti é cantora, tem 4 CD’s lançados, turnês pela Europa, América Latina e África, já foi premiada em editais de cultura como ProAc, Funarte, Ministério da Cultura, entre outros. Retrato Brasileiro formado por Gabriel Peregrino, Guilherme Saka e Theo Fraga, tem 02 CD’s lançados, turnê na Europa e já foram premiados em festivais e editais de cultura como ProAc.

Os artistas se uniram para gravar o CD lançado pela gravadora Experimental "Outras Bossas'' em homenagem aos 110 anos de Noel Rosa. O CD lançado em 2020 já ultrapassa mais de 10.000 plays nas plataformas de streaming e foi premiado pelo ProAc - LAB e editais.

Os artistas foram convidados pelo SESC de Ribeirão Preto para série sobre Noel Rosa, foram selecionados em Festivais de Música no Brasil e na Colômbia, e receberam resenhas de críticos musicais como Mauro Ferreira, Beto Feitosa e Aquiles Reis. Outras Bossas também foi veiculado pela Globo News, Revista Fórum, Jornal O Globo, Rádio Batuta, Rádio Cultura, entre outros.

 Programação

A turnê do show “Outras Bossas” iniciou dia 05/07 no Teatro Municipal em São Carlos, seguida de apresentações em Campinas (07/07), no Centro Cultural Casarão, em Campinas e Ribeirão Preto (13/07), Teatro Municipal. Depois de Indaiatuba (28/07), será a vez de Tatuí receber o show  dia (07/08), às 19h no Centro Cultural “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”. Em São Paulo o espetáculo será 09/08 no SESI e o encerramento da turnê será dia 19/08, às 18h em Santos, no projeto Chorinho no Aquário.

Confira alguns links sobre a produção:

Teaser: https://1drv.ms/v/s!AqR0zi146bdTgfdSOPYHPgYiBOMv3g
Música: Três apitos: https://youtu.be/fsWSlO5V-50
Música: Tipo Zerohttps://youtu.be/LMKjPWwQcpc
Música: Você é um Colosso: https://youtu.be/iKQfn-F8Pa0
DVD Outras Bossas: https://www.youtube.com/watch?v=UjDqLYUTPEg
Show Outras Bossas Ao Vivohttps://www.youtube.com/watch?v=sz3Mk5ql1-E&t=361s
Álbumhttps://www.deezer.com/br/album/188916302
https://open.spotify.com/album/3nP6WRnSAorX6ZlWTUhoUB

Redes sociais:

http://www.facebook.com/jacquecantora http://www.instagram.com/jacquefalcheti https://www.facebook.com/retratobrasileiro https://www.instagram.com/retrato.brasileiro/ Site Oficial Jacque Falcheti http://ww.jacquefalcheti.com

Site Oficial Retrato Brasileiro http://www.retratobrasileiro.com

Ficha técnica

Músicos:
Jacque Falcheti - voz;
Gabriel Peregrino - vibrafone;
Guilherme Saka - Guitarra;
Théo Fraga - Contrabaixo.

Equipe técnica/produção:

Ju Kaneto (Caju Cultura) - Produção executiva;
Wanessa Di Guimarães - Iluminadora e mapa de iluminação;
Mário Porto - Técnico de som

terça-feira, 11 de julho de 2023

Indaiatuba recebe orquestras e instrumentistas em Encontro Musical

4º Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que acontece de 18 a 22 de julho, reúne o melhor da música clássica, com apresentações da Sinfônica de Indaiatuba - organizadora do evento -, Sinfônica da Unicamp, Quarteto Carlos Gomes, Orquestra do Conservatório Carlos Gomes, e encerramento da Orquestra AcadêmicaOrquestra de Câmara, Orquestra Allegro e Orquestra Allegretto.

Mais que um festival, o EMIn se propõe a ser um verdadeiro encontro musical no qual alunos, professores e a comunidade local se reúnem para partilhar experiências, conhecimento e muita música. As apresentações têm entrada gratuita e acontecem a partir das 20h, na sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), exceto dia 21, quando ocorrem na Igreja Nossa Senhora da Candelária.

Para abrir oficialmente o EMIn, na terça-feira, 18, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresentará Carmen, de Georges Bizet (1875); Dança Húngara nº 5; de Johannes Brahms (1869), O Danúbio Azul, de Johann Strauss II (1866), e o Concerto para Violoncelo, de Saint-Saëns, com a participação do violoncelista sérvio Viktor Uzur. No dia seguinte, 19, o público poderá conferir o Quarteto de Cordas Carlos Gomes, formado por Cláudio Cruz, Adonhiran Reis, Gabriel Marin e Alceu Reis. No repertório, Quarteto n°1 e 4 de Felix Mendelssohn (1829).
  Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta na quinta-feira, 20, com regência da maestrina Cinthia Alireti e participação especial do violista da Orquestra Sinfônica da USP, Gabriel Marin. Algumas composições selecionadas para a ocasião são Romanze para Viola, de Max Bruch (1911) e Sinfonia N° 7, de Antonín Dvořák (1885). No dia 21, a programação recebe a Orquestra do Conservatório Carlos Gomes, de Campinas, que, sob regência do maestro Felipe Gadioli, executará o Concerto para Violino, de Tchaikovsky (1865) e em D Maior, de Carlos Gomes.

Para finalizar as atividades do EMIn, no sábado, 22, os alunos das oficinas promovidas ao longo da semana, integrarão as formações orquestrais da iniciativa: Orquestra Acadêmica, com regência de Paulo de PaulaOrquestra de Câmara, regida por Felipe OliveiraOrquestra Allegro, sob direção de Alfredo Rezende e Jéssica Benedecte, e Orquestra Allegretto, sob direção de David França e Joseane Porfirio. As apresentações terão participação dos solistas convidados Ana Valéria Poles (contrabaixo) e Fábio Presgrave (violoncelo). Todos os concertos têm entrada gratuita e acontecem na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei.

Vale lembrar que o EMIn é realizado pela AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba), por meio da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura.

VÍDEOS
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Orquestra Sinfônica da Unicamp 

EMIn - Encontro Musical de Indaiatuba
18/07 Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – 20h
19/07 Quarteto Carlos Gomes – 20h
20/07 Orquestra Sinfônica da Unicamp – 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo, Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina - Indaiatuba (SP) - MAPA AQUI 
21/07  Orquestra do Conservatório Carlos Gomes – 20h  Local: Igreja Nossa Senhora da Candelária – Rua Padre Vicente Rizzo, 694 - Centro – Indaiatuba (SP) - MAPA AQU
22/07 | Concerto de encerramento dos alunos
Horário dos concertos: 20h | Entrada gratuita
Local
: Sala Acrísio de Camargo, Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina - Indaiatuba (SP) - MAPA AQUI 
Mais informações (19) 99937 2410 - produção.osindaiatuba@gmail.com

terça-feira, 4 de julho de 2023

Volacc anuncia Rock in Heart 2023

Em um delicioso coquetel, para patrocinadores, imprensa e amigos, a VOLACC fez o lançamento oficial da edição 2023 do Rock in Heart que acontecerá no próximo dia 18 de agosto a partir das 20 horas no Salão Social do Indaiatuba Clube. Principal evento do calendário anual da Volacc – Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer, o Rock in Heart 2023 – a 8ª edição – terá como atrações as bandas Unha Encravada, Confraria Dasdrov'nia e Salamanca, além da banda convidada Os Imortais e outros artistas convidados. O Rock in Heart é uma importante fonte de recursos para a Volacc, que se dedica a oferecer apoio material e psicológico a portadores de câncer e suas famílias.

Os ingressos serão vendidos pelo site www.quero2ingressos.com.br, sede da Volacc e no Indaiatuba Clube. Os valores são: Pista – R$80,00 (convite + camiseta), Mesa com 8 lugares: R$800,00 (convite + camiseta) e, comente convite, R$ 55,00.

Os patrocinadores desta edição são Brasa Burguers, Corpus, Exsa, Festiva, GTA, Hotflowers, Nextronic e Rizzo Propaganda. Os apoiadores são Alemão do Chopp, DJ Tonikinho, Indaiatuba Clube, JG Webcom, Prefeitura, Robson Senne, RR Vinhos e Spazioscenico Jimmy Silva.

Aqui uma palinha da Banda  Os Imortais cantando Legião Urbana

15º Festival de Sopas, Cremes & Cia do Educandário Deus e a Natureza

Mais uma vez cá estamos para conferir desta feita o 15º Festival de Sopas, Cremes & Cia do Educandário Deus e a Natureza (EDN). E como s...